ELETRONICA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ELETRONICA

DICAS
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 CAPACITORES

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 62
Data de inscrição : 28/03/2019

CAPACITORES Empty
MensagemAssunto: CAPACITORES   CAPACITORES EmptyQui Mar 28, 2019 3:42 pm

Capacitor Semivariável: É o capacitor que permite o ajuste da capacitância de forma muito similar ao capacitor variavel. Na prática o semivariável e chamado de “trimmer” ou “padder”.
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-62
Os capacitores também são classificados conforme sua forma física e existem diversos tipos ,de disco , tubular, moldado, plano, de passagem e varias outras classificações.
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-63
Outra classificação é relacionada ao tipo de material usado no dielétrico do capacitor, este pode ser a óleo, cerâmica, eletrolítico e assim por diante. O dielétrico é o material isolante entre as placas do capacitor.
Os capacitores podem ser usados em associações iguais as usadas nos resistores. As associações são, em série, em paralelo e mista (série - paralelo).
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-64
Unidade de medida dos capacitores
A unidade de medida do capacitor é o FARAD, este é definido com sendo a capacidade de um capacitor quando aplicada entre suas placas a diferença de potencial de um VOLT armazena uma carga de um COULOMB.
A formula para expressar o texto acima é: FARAD = COULOMB/VOLT
Em eletrônica o uso do FARAD ocorre através de seus sub-multiplos, são eles: microfarad, micromicrofarad, picofarad e nanofarad.

O valor do capacitor,"B", é de 30 pF
Identificando Valores de Capacitores (Picofarad = x10-12 F) ou 3,3 nF (Nanofarad = x10-9 F) ou 0,033 µF (Microfarad = x 10-6 F). No capacitor "A", devemos acrescentar mais 4 zeros após ao 1ª e 2ª algarismo. O valor do capacitor, que se lê 104, é de 100000 pF ou 100 nF ou 0,1µ F.
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-65
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-66
O desenho ao lado, mostra os valores do capacitor impressos em nanofarad (nF) = 10-9F. Quando aparece no capacitor uma letra "n" minúscula, como um dos tipos apresentados ao lado por exemplo: 3n3, significa que este capacitor é de 3,3nF. No exemplo, o "n" minúsculo é colocado ao meio dos números, apenas para economizar uma vírgula e evitar erro de interpretação de seu valor. Multiplicando-se 3,3 por x10-9 = ( 0,0.0.001 ), teremos 0,0.0.003.3 F. Para se transformar este valor em microfarad, devemos dividir por 10-6 = ( 0,0.001 ), que será igual a 0,0033µF. Para voltarmos ao valor em nF, devemos pegar 0,0.0.003.3F e dividir por 10-9 = ( 0,0.0.001 ), o resultado é 3,3nF ou 3n3F. Para transformar em picofarad, pegamos 0,0.0.003.3F e dividimos por x10-12, resultando 3300pF. Alguns fabricantes fazem capacitores com formatos e valores impressos como os apresentados abaixo. O nosso exemplo, de 3300pF, é o primeiro da fila.
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-67

Observe nos capacitores seguintes, envolvidos com um círculo azul, o aparecimento de uma
letra maiúscula ao lado dos números. Esta letra refere-se a tolerância do capacitor, ou seja, o quanto que o capacitor pode variar de seu valor em uma temperatura padrão de 25° C. A letra "J" significa que este capacitor pode variar até 5% de seu valor, a letra "K" = 10% ou "M" = 20%.
A tabela abaixo, mostra como interpretar o código de cores dos capacitores. No capacitor "A", as 3 primeiras cores correspondem a 30 equivalendo a 3,3 nF.
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-68
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-69
Geralmente em circuitos eletrônicos os capacitores ficarão submetidos tanto a sinais alternados como a tensões continuas. Podemos perceber também que com a carga e descarga de um capacitor podemos transformar um sinal continuo em alternado (é lógico que precisaremos de outros componentes para auxilia-lo).
O tempo de carga e descarga de um capacitor é muito importante em circuitos que o usam como referência. Saber o valor da reatância capacitiva (XC) é muito importante em circuitos que amplificam sinais alternados e utilizam capacitores para acoplamento ou desacoplamento destes sinais. Na realidade a única corrente que atravessa, literalmente, um capacitor é chamada de corrente de fuga.
Podemos dizer que a corrente alternada atravessa um capacitor partindo do pressuposto que, a carga e a descarga constante de um capacitor, que está sendo usado em tensão alternada, faz com que exista uma circulação de corrente para carregar e descarregar as suas armaduras. A carga e descarga de uma armadura causa, devido ao surgimento do campo elétrico, a carga e descarga da outra armadura, desta forma o capacitor "transfere" a corrente alternada de um lado seu para o outro lado.
Em tensão contínua existirá uma corrente apenas enquanto o capacitor estiver sendo carregado, ao se ligar um circuito por exemplo, ou descarregado, quando se desligar este circuito.
Ao usarmos um capacitor devemos verificar se ele é polarizado ou não. Um capacitor polarizado terá um terminal que deverá ser ligado ao positivo e o outro terminal deverá ser ligado ao negativo. Normalmente a polaridade dos terminais vem impressa no corpo do capacitor. Outra forma de sabermos a polaridade é através do comprimento dos seus terminais (caso o capacitor seja novo, é claro), o terminal maior será sempre o positivo. Capacitores eletrolíticos normalmente (hoje em dia existem capacitores eletrolíticos não polarizados, no corpo deles vem impresso NP e os seus dois terminais tem o mesmo comprimento) são polarizados e nunca devem ser ligados ao contrário pois teremos o risco do capacitor explodir.
Símbolos de Capacitores 48
CAPACITORES ABAAAAGWcAI-70
Testando capacitores
É importante lembrar que quanto menor o valor do capacitor maior deve ser a escala de medição de resistência usada e quanto maior o valor do capacitor menor poderá ser a escala utilizada. O capacitor deve ser descarregado antes do teste, bem como após cada teste. Isto deve ser feito para que o teste seja correto além de evitar danos ao multímetro. Para descarregar um capacitor é só colocar os seus dois terminais em curto através de uma chave de fenda ou um alicate de bico, para isto ele deve estar desconectado de qualquer circuito eletrônico.
Observação: dependendo do uso e do valor do capacitor este pode estar com muita carga e ao colocar seus terminais em curto poderá ocorrer faíscas e estalos. Caso o capacitor a ser medido seja para uso com uma tensão alta e possua um valor na ordem de microfarads (uF) pode ser necessário descarregá-lo através de um resistor de baixo valor (aproximadamente 100 Ohms) e só depois os seus terminais devem ser colocados em curto. Cuidado para não levar choque ao fazer isto, use ferramentas com cabo isolado para manusear o resistor e para colocar o capacitor em curto.
Iniciando o teste
1 - Coloque o multímetro na escala de resistência. 2 - Encoste uma ponta de prova em cada terminal do capacitor. 3 - Observe a movimentação do ponteiro do multímetro (não precisa marcar o valor). Caso o ponteiro suba e desça o capacitor estará bom, ou seja, o ponteiro subiu pois estava circulando uma corrente para carregar o capacitor, terminada a carga acaba a corrente e o ponteiro volta para a posição inicial, o infinito. Quanto maior o valor do capacitor maior será o tempo que o ponteiro levará para subir e descer. 4 - Se o ponteiro subir e ficar parado em alguma posição entre zero e o infinito (mesmo que comece a descer e pare) o capacitor estará com fuga, ou seja, uma corrente contínua está circulando através dele e isto já é sinal que este capacitor não está bom. 5 - Se o ponteiro for direto para o zero o capacitor estará em curto. Também não está bom. Neste caso toda a corrente fornecida pelas pilhas do multímetro atravessará o capacitor, ele não oferece nenhuma resistência, e por isto o ponteiro vai para o zero. 6 - Se o ponteiro não se mover o capacitor estará aberto, sem capacitância, e não estará bom. Neste caso o capacitor nem chegou a se carregar e é por isto que o ponteiro nem se moveu. Ficou na posição indicada por infinito.
Para medir capacitores acima de 10000 uF use a escala X1. Para medir capacitores entre 1000 uF a 10000 uF use as escalas X1 ou X10. Para medir capacitores entre 100 uF a 1000 uF use as escalas X10 ou X100. Para medir capacitores entre 10 uF e 100 uF use as escalas X100 ou X1K. Para medir capacitores entre 1 uF e 10 uF use as escalas X1K ou X10K. Para medir capacitores entre 100 nF e 1 uF use as escalas de 1K ou 10K ou 100K. Para medir capacitores entre 1nF e 100 nF use a escala de 100K. Para medir capacitores abaixo de 1 nF use a escala de 100K mas a leitura será difícil e, consequentemente, o teste não terá precisão.
Com este teste não dá para saber o valor do capacitor, mas é possível verificar se ele não está aberto, com fuga ou em curto. Para saber o valor exato é necessário o uso de um capacímetro. O que podemos fazer é pegar um capacitor, que sabemos que está bom e seja do mesmo valor do capacitor testado, e comparar a leitura no multímetro deste capacitor com o capacitor a ser testado, para isto memorize as posições em que o ponteiro para na medição de um e do outro. Se der muita diferença entre estas posições provavelmente o capacitor em teste terá alguma alteração. Não encoste as mãos nas partes metálicas das pontas de prova, nem nos terminais dos capacitores, pois isto alterará as medições e testes. Capacitores com alta carga podem gerar um choque desagradável e em alguns casos perigoso a saúde do técnico. Evite tocar nos terminais dos capacitores de altas cargas para sua segurança.
Ir para o topo Ir para baixo
https://gtechdicaeletronica.forumeiros.com
 
CAPACITORES
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ELETRONICA :: COMPONENTES-
Ir para: